-
Arquitetos: Parthenios architects+associates
- Área: 520 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Giorgos Sfakianakis
-
Fabricantes: Alumil, AutoDesk, Bagno y Bagno, CRIPE, Casa di patsi, FLORIANA, GRAPHISOFT, Gaggenau, Golden Door, IFI Group, Inalco, Leicht, Miele, Papageorgiou, Roussetos, Sto Limited, assimakopoulos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Villa 13 é uma residência particular localizada em um terreno de esquina em um dos subúrbios ao norte de Atenas (Grécia), Kifissia. Seus volumes são o resultado de três dobras consecutivas, que abrangem os principais espaços da Villa e ajudam a composição a acompanhar suavemente a esquina e a subir a ladeira de madeira discreta. A ala nº 1 abriga a sala de estar e o espaço para refeições com pé-direito duplo. Já a ala nº 2 contém o quarto principal e oferece um abrigo para o espaço exterior do escritório no nível superior. Enfim a ala nº 3 inclui os dormitórios dos três filhos pequenos da família.
A cor branca das superfícies contrasta com a cor cinza escuro da base, permitindo que a composição cresça em etapas e criando uma ilusão que incluí as diferentes alturas de pés-direitos. Além disso, as superfícies brancas das três dobras dialogam com o elemento metálico semi-transparente cinza escuro em direção ao sul e oeste, oferecendo privacidade e sombra. Essa camada, feita de barras verticais retangulares de alumínio, funciona quase como uma concha parcial externa situada em dois níveis: o solo que protege da vista, dando privacidade, e o superior que protege do sol.
A ala 2 é completamente cega em direção à rua, indicando a entrada principal da casa. O caminho abaixo leva ao interior e corta o projeto em duas partes: ao entrar, a pessoa tem uma visão desobstruída da casa em direção ao átrio, enquanto caminha ao lado da água. Ao lado, abaixo da ala 3, a cozinha recua para se proteger dos raios quentes do sol do sul, enquanto abre totalmente o lado comprido para uma zona entre o interior, o exterior e a água.
A ala 1 ganhou um novo significado quando teve seu lado interno inclinado a fim de formar um canto agudo tensionado, sendo capaz de orientar as vistas quando se está dentro e o mais importante, fazendo esse pilar na esquina das duas ruas desaparecer.